quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nosso Stock Car

Agora que as competições nacionais vão dar uma parada devido a Copa do Mundo, vou aproveitar para falar um pouco das nossas máquinas. Hoje, sobre o nosso carro na stock car.

O modelo da Chevrolet, com chassis inspirado no Vectra, possui uma estrutura tubular, e carroceria feita em fibra de vidro com acabamento interno em fibra de carbono. A semelhança com o Vectra de rua limita-se apenas aos desenhos dos faróis (que na stock car são só pintados na carroceria), já que toda estrutura e chassis do carro é realmente a de um carro de corrida.

A alma do carro, o motor, é padronizado para todos os carros um V8 de 520cv a 6000 rpm. Para segurar essa cavalaria são usados pneus Goodyear 18 polegadas desenvolvidos nos EUA.
Componentes como transmissão (6 marchas sequenciais) freios e diferenciais são importados da Inglaterra.
Toda essa força empurra apenas 1.300kg (isso incluindo o piloto).
Com tudo isso, a velocidade máxima é de aprox. 270km/h, e para efeito comparativo, em 2004 o piloto Raul Boesel fez a melhor volta em Interlagos com 1:39s enquanto Rubens Barrichello, no mesmo ano com sua Ferrari fez 1:10s.

Recuperação na Stock Car

Mesmo com toda competitividade da stock car nacional, a equipe do Corinthians conseguiu um bom 9° lugar no último GP do RJ com o piloto Antonio Jorge Neto, que vai para 21° lugar na  classificação geral de pilotos. Ricardo Zonta não completou a prova e fica em 28° no geral.
A próxima prova será só dia 06/06, no circuito de rua de Ribeirão Preto, que geralmente reserva grandes emoções. Será transmitido ao vivo pela Rede Globo às 11h da manhã, vamos torcer pelo Timão.