segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lider no Brasileirão

Prometi que não ia falar de futebol neste blog, e vou resistir à tentação de não zoar os moleques ridículos do santos que falaram que iriam dar chapéu, e por fim tomaram de 4 com show de Chicão, Bruno César e Cia.
Mas como o Fantástico da rede Globo me fez o favor de expor a classificação do Brasileirão como uma corrida de carros, me sinto no direito de postar aqui o nosso Coringão isolado na ponta do Brasileirão.
Se vcs repararem na foto, a vara de pescar denuncia que a pescaria do fim de semana foi boa! E o número 13 do carro representa os 13 pontos do Timão na liderança.
Pra falar a verdade prefiro que o Corinthians ganhe esse campeonato do que qualquer outro que eu posto aqui, mas se quiser ler sobre futebol, visitem o blog do meu amigo João: http://nossotodopoderoso.blogspot.com/
Vai Corinthians!!!

domingo, 30 de maio de 2010

Ferrari na GT3

A última rodada da GT3, dia 16/05 em Interlagos, foi mais proveitosa para a equipe do Corinthians, mesmo não conseguindo um resultado excepcional, a Ferrari F430 do Timão conseguiu um 7° e 4° lugar na primeira e segunda prova, respectivamente. Com isso o Coringão melhora e avança para o 15° lugar na classificação geral.

Superliga, 15°

Na última prova da formula superliga o Corinthians não passou da decima segunda posição na primeira prova, e nem concluiu a segunda prova.
Com esse mal resultado, o Coringão amarga um 15° lugar no campeonato.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Superliga, vai que dá!

Com um início de temporada fraco, o Corinthians começa o campeonato da Superliga pior do que o ano passado, mas ainda dá tempo de correr atrás d prejuízo e melhorar na classificação.
A última prova,dia 16/05 o Corinthians ficou na 9a. posição na primeira corrida e na segunda não completou a prova.
Com isso, o Coringão ocupa apenas a 14a. colocação no campeonato, e soma 62  pontos (contra 168 do líder Toteham, da Inglaterra) O outro brasileiro na fórmula, o flamengo, está em 3o. na classificação geral.
A próxima corrida será dia 23/05 em Magny-Cours. Acelera Coringão!

Corinthians mal na Stock Car

A Stock Car, maior categoria nacional de automobilismo, não permite falhas quando se precisa de resultado. Nesse campeonato disputadíssimo a equipe RZ Corinthians Motosport não começou bem, e ocupa hoje a 15a posição na classificação geral de equipes. O piloto Ricardo Zonta, melhor colocado pela equipe, está na 26a. posição, enquanto seu companheiro Antônio Jorge Neto ocupa a 31a.
A última etapa, no Velopark no RS, o piloto Ricardo Zonta ficou na 14 posição do grid.
(Ainda bem que no Brasileirão é o oposto, e estamos líderes isolados!!)
Ainda assim, precisamos reagir!
Acelera Coringão!

Estréia conturbada na GT3

Toda equipe nova sofre com problemas de desorganização, e até de adaptação no início de uma competição. Não seria diferente com a equipe Corinthians Motosport da GT3.
A estréia que seria em Interlagos, foi adiada para a segunda etapa do campeonato, em Curitiba (que foi dia 25 de abril). Isso porque a equipe decidiu poupar a Ferrari F430 e trocá-la por um Porsche 997 bem na estréia (Isso me remete às tentativas frustradas do Mano Menezes poupar o Ronaldo para Libertadores, e nada adiantou).
O resultado foi um acidente logo nos treinos em Interlagos, o piloto Rodolpho Santos bateu o porsche e mesmo com a tentativa dos mecânicos de reparar o carro, não foi possível disputar a prova no domingo.
A estréia foi prorrogada para Curitiba, dessa vez com a F430.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Por dentro da Formula Truck


Caros Corintianos, sempre vemos pelas maravilhosas e perfeitas ruas do nosso país os caminhões como um problema para o trânsito. Lentos, muitas vezes com motoristas que não respeitam aos demais menores que eles, são os vilões e os culpados pelo caos no trânsito de muitas cidades. Mas se não fossem eles, o Brasil pararia, já que não temos transporte ferroviário que supra as necessidades logísticas do país.

O que se vê na Formula Truck é o oposto disso. Verdadeiros monstros pesados ultrapassam facilmente 200km/h. Na verdade, na competição, por motivos óbvios de segurança, a velocidade é limitadaa apenas  180km/h (velocidade que a maioria dos carros nacionais não atinge). Fica mais impressionante se levarmos em consideração que um carro de passeio tem em média 1,5 tonelada, e um cavalo da F-Truck tem em média 4 toneladas, variando para mais ou para menos dependendo do modelo.
Para conseguir essa proeza os caminhões sofrem modificações nos motores que vão desde bielas e  virabrequins a até turbinas. A redução de peso do motor chega a ser 2kg por cilindro. Isso gera mais de 1.000cv!
Tem caminhão, como a Scania do Coringão que tem um motor de 13 litros. Isso mesmo, é 13.0! Só para comparação com a categoria máxima do automobilismo, um motor da F1 tem 2,4 litros.
Em termos de desempenho, um exemplo no circuito de Interlagos é de um Sotck Car, que faz a volta em 1:39.585 e um F-Truck em 2:04.616. Para um godrinho de 4 toneladas tá bom, né!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Primeira Vitória!

A primeira vitória do Corinthians nas pistas foi na Fórmula Truck, na corrida do Rio de Janeiro, dia 18 de abril de 2010.

O piloto Roberval Andrade levou o Coringão ao lugar mais alto do pódio com sua Scania e, hoje (17/05), está na quarta posição do campeonato.

Introdução à Formula Superliga


A Formula Superliga criada em 2008 não é nenhuma novidade para nós, Corintianos, mas o que é curioso é a forma que é disputada.
Depois dos treinos classificatórios aos sábados, nos domingos acontece a corrida, que é dividida em três. Há uma primeira corrida, e depois inverte-se o grid (quem chegou em primeiro na primeira corrida larga em último, e vice versa com todos do grid). Ainda há uma terceira corrida no mesmo dia, chamada de Super Final, onde participam os 6 melhores pontuados das duas primeiras corridas do dia. Com apenas 5 voltas, a super Final não dá ponto para o campeonato, apenas premia o campeão do fim de semana.

Por enquanto as provas são disputadas apenas em circuitos europeus, e são transmitidos ao vivo pela TV Esporte Interativo (pela parabólica). A partir de 2011 a competição romperá a barreira do continente europeu e terá três provas em outros cantos do mundo.
Os carros possuem o mesmo chassis, o mesmo motor, mesma caixa de câmbio, enfim, são todos iguais. É uma forma super competitiva, sai vitorioso o melhor piloto, a melhor equipe e claro, aquele que contar com um pouco de sorte de campeão.
O carro é desenvolvido pela americana Panoz, e o motor é feito pela Menard Competition.
Todo feito em fibra de carbono, o carro tem apenas 750kg, e visando a emoção, possui desenho aerodinâmico também na parte debaixo do carro, afim de permitir mais ultrapassagens.

O motor, um V12 de apenas 140kg tem 4.200 cilindradas e 750cv de potência, a 11.750RPM, com a rotação máxima de 12.000 RPM.
Para se ter uma idéia do que tudo isso significa nas pistas, no circuito de Monza, em 2009, o mais rápido Formula 1 fez uma volta em 1:22.955. Um mês depois na prova da SuperLiga, o mais veloz fez a mesma volta em 1:36.444, ou seja, 13,5 segundos mais lento que um F1.

Apresentação

Seja bem vinda nação alvinegra e amantes do automobilismo.
Com todos os campeonatos automobilísticos rodando a mil em 2010, e com a ilustre participação do nosso Coringão nas principais categorias nacionais e uma internacional, criei este blog para concentrar num só lugar as informações do desempenho do nosso Timão nas pistas.
O Corinthians está presente nas provas da Formula Superliga (realizado na europa), na Stock Car Brasil, GT3 Brasil (com a Ferrari) e também Formula Truck.
No ano do centenário (frustrado até agora pelo futebol) ganhamos de presente a participação do Timão em várias provas, e já com alguns pódios.
Estejam a vontade para comentar e criticar, mas os comentários serão moderados e não serão permitidos comentários invejosos de torcedores de clubes que nem sequer participam do automobilismo.
Enfim, nossa paixão vai além dos gramados, e onde estiver o escudo Corintiano, estaremos torcendo e apoiando o Timão.
Abraço a todos.