terça-feira, 18 de maio de 2010

Por dentro da Formula Truck


Caros Corintianos, sempre vemos pelas maravilhosas e perfeitas ruas do nosso país os caminhões como um problema para o trânsito. Lentos, muitas vezes com motoristas que não respeitam aos demais menores que eles, são os vilões e os culpados pelo caos no trânsito de muitas cidades. Mas se não fossem eles, o Brasil pararia, já que não temos transporte ferroviário que supra as necessidades logísticas do país.

O que se vê na Formula Truck é o oposto disso. Verdadeiros monstros pesados ultrapassam facilmente 200km/h. Na verdade, na competição, por motivos óbvios de segurança, a velocidade é limitadaa apenas  180km/h (velocidade que a maioria dos carros nacionais não atinge). Fica mais impressionante se levarmos em consideração que um carro de passeio tem em média 1,5 tonelada, e um cavalo da F-Truck tem em média 4 toneladas, variando para mais ou para menos dependendo do modelo.
Para conseguir essa proeza os caminhões sofrem modificações nos motores que vão desde bielas e  virabrequins a até turbinas. A redução de peso do motor chega a ser 2kg por cilindro. Isso gera mais de 1.000cv!
Tem caminhão, como a Scania do Coringão que tem um motor de 13 litros. Isso mesmo, é 13.0! Só para comparação com a categoria máxima do automobilismo, um motor da F1 tem 2,4 litros.
Em termos de desempenho, um exemplo no circuito de Interlagos é de um Sotck Car, que faz a volta em 1:39.585 e um F-Truck em 2:04.616. Para um godrinho de 4 toneladas tá bom, né!

Nenhum comentário: